Estudo da relação entre as ciências humanas e a animal
Objetiva-se o entendimento da influência dos seres humanos e suas sociedades sobre a evolução da ciência animal, e como esta contribui para o desenvolvimento da humanidade
Linhas de Atuação
Estudo dos sistemas agroindustriais
Adoção de métodos científicos para descrição e realização de diagnósticos das cadeias agroindustriais, visando principalmente à qualidade final dos produtos, o ganho de eficiência, a competitividade e o bem-estar animal. Tais métodos consideram a visão sistêmica das cadeias, desde o setor de insumos, agropecuário, agroindustrial, distribuidor, atacadista e varejista. Desenvolvem-se, também, estudos de comportamento e demandas do consumidor dos produtos e serviços de origem animal.
Avaliação socioeconômica de projetos agropecuários e agroindustriais
Utilização de métodos científicos para avaliar a viabilidade financeira e o impacto social dos diferentes sistemas de produção animal, a partir da comparação entre raças/linhagens, manejos sanitários, dietas nutricionais e níveis tecnológicos de forma geral.
Gestão e otimização aplicadas à Ciência Animal
Estudo das estratégias de administração da produção e dos projetos de saúde animal; dos métodos qualitativos e matemáticos visando à otimização dos recursos naturais, humanos e de capital disponíveis; da logística de insumos e dos produtos, bem como da comercialização dos mesmos.